De olho na realidade


Nosso "De olho na realidade" de hoje vai relembrar um fato trágico que aconteceu em 2010 e que hoje completa um ano: o terremoto no Haiti.
Conhecido por ser o país mais pobre da América, o Haiti foi a primeira colônia a libertar seus escravos. Antes muito rico, graças à economia açucareira, hoje possui a maior parte da população subnutrida e abaixo da linha de pobreza.
O terremoto, de magnitude 7,0 na escala Richter, atingiu a capital Porto Príncipe em 12 de janeiro de 2010 e deixou mais de 200 mil pessoas mortas, além de milhões de desabrigados e milhares de feridos.


O mundo se mostrou bastante prestativo após o terremoto. As ajudas e, principalmente, as promessas foram muitas, mas no país praticamente nada mudou.
Hoje, vivenciando uma epidemia de cólera, a população ainda se encontramuito fragilizada economicamente. O governo não consegue reconstruir o país e as ONGs, que atuam desde o pós-terremoto, atuam descoordenadamente e impedem maiores avanços no processo.
Alguns brasileiros morreram na tragédia, entre eles a médica, coordenadora da Pastoral de Criança, Zilda Arms.
Muitas famílias encontram-se dilaceradas, crianças ficaram orfãs e traumatizadas, mães perderam filhos e maridos, e a situação continua caótica no país.


Ao ver esses tipos de situações, é fácil perceber o quanto agraciados somos por estarmos longe de tais catástrofes, mas não podemos ignorar que elas existem e atingem pessoas como nós, que têm vida, sentimentos e sonhos.


O ano de 2011 não deve ter trazido muitas mudanças para o Haiti, mas esperamos que muito seja feito para melhorias na vida daquele povo, que há um ano pena por uma tragédia e há mais de séculos sofrem pela miséria que os aflinge.

Por: Andreza Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário