Mundo jovem : Enem 2010

Ontem é hoje (6 e 7 de novembro de 2010) foi realizada as provas do Enem (é que provas), é que muitos dos  jovens foram fazer essas prova para testar os seus conhecimentos ou como porte de entrada para algunhas faculdade do seu estado ou de todo o Brasil .

É a Rotina destaca algunha textos da prova que chamau  atenção:


“Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos  pelos princípios, as
conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo
ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória,
a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o
tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.”
HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada, in: PERROT, M. (Org). História da Vida Privada: da
Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado).

“A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas
reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das
cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está
amanhecendo.”
FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976, in: Em defesa da sociedade.
São Paulo: Martins Fontes, 1999.


“A política foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente,
passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.”
VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M. V. M. A cidadania ativa. São Paulo: Ática, 1996.





“Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um
sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito históricosocial.
Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais
ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a
política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga
os indivíduos entre si”.

SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992 (adaptado).
“A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessa em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.”
SUMARRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível em: http:// www.abqv.org.br.
Acesso em: 22 jun. 2006 (adaptado).
Boa sorte a todos que fizeram o Enem .
 Por: Jefferson Souza.
 
 

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